10.12.15

Dicas

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Contra a dor de cabeça: a importância da boa noite de sono

Não é segredo que dormir bem é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo e mente. Dormir pouco ou mal acaba atrapalhando o nosso dia, nos deixando mais cansados e menos produtivos. Mas, uma noite maldormida pode ir bem além do cansaço… 
Os distúrbios do sono estão super-relacionados às dores de cabeça. Dores, em geral, afetam a qualidade do sono, mas o contrário pode acontecer também¹. Então, uma noite maldormida pode ser responsável por uma enxaqueca daquelas...
 
Afinal, por que o sono é tão importante para fugir das enxaquecas?
As enxaquecas podem surgir da falta ou fragmentação do sono¹ - aquele em que a gente fica acordando o tempo todo. Estas dores relacionadas à qualidade do tempo que dormimos podem surgir por causa de diversos fatores. O mais comum é que os distúrbios de sono sejam causados por mudanças no nosso relógio biológico, também chamado de ritmo circadiano³. 
Quando este ritmo sofre alterações, os horários do nosso sono ficam alterados. Os estados de alerta e de descanso da gente se invertem, ou seja, a gente acaba dormindo bem mais tarde do que deveria, ficando supercansados pela manhã³. Alguns estudos relacionam este distúrbio a alterações do nível de melatonina no organismo¹.
 
Melatonina, o hormônio do sono
Sem ela no nosso corpo, nosso relógio biológico fica todo alterado e aí surge aquela dificuldade em conseguir dormir cedo³. Diversos estudos mostram que a redução  do nível de melatonina e as dores de cabeça estão relacionadas². Os efeitos deste hormônio no nosso corpo indicam que ela pode ajudar na redução da enxaqueca². 
 
Cuide do seu sono
Deu para perceber o quão importante é cuidar do sono, né? Aí vão algumas dicas para você dormir melhor: 
- Sabe quando os pais estipulam horário para os filhos irem dormir? Faça isso consigo mesmo. Determine um horário de dormir, levando em consideração que o recomendado é que tenhamos cerca de 8 horas de sono diário; 
- Prepare o ambiente antes de dormir: momentos antes de dormir desligue todos eletrônicos, como computadores e celulares, e diminua as luzes do ambiente; 
- Você também pode ler um livro, tomar um bom banho ou qualquer outra coisa que relaxe seu corpo e mente;
Ficar atento à validade do colchão também é superválido. 
 
 
Referências:
 
1. Yagihara F, Lucchesi LM, Smith AKA, et al. Primary headaches and their relationship with sleep. Sleep Sci. 2012; 5(1): 28-32. 
2. Peres MFP. Melatonina, aminoácidos e a fisiopatologia da enxaqueca: a ponta ou o fragmento do iceberg?. Migrâneas cefaleias. 2005 jan/fev/mar; 8(1): 16-19.
3. Rovers J, Smits M, Duffy JF. Headache and Sleep: Also Asses Circadian Rhythm Sleep Disorders. Headache. 2014; 53(1): 175-177.