02.12.15

Dicas

voltar

Ficar com o cabelo preso por muito tempo pode causar dor de cabeça?

Após passar várias horas com o cabelo preso, é comum que algumas pessoas tenham uma sensação de dor na cabeça. Mas será que essas coisas têm relação? A ciência diz que sim: é a chamada ponytail headache – ou cefaleia do rabo de cavalo. Entenda como esse penteado pode causar uma crise de dor de cabeça.
 
Qual a causa desse tipo de dor de cabeça?
Esse é um tipo de cefaleia com desencadeamento extracranial¹; ou seja, ela não é causada por um problema dentro da cabeça, mas sim fora. A origem mais provável é uma tração muito prolongada ou brusca dos músculos pericraniais, tendões ou fáscias¹. Trocando em miúdos: ficar muito tempo com o cabelo preso em um rabo de cavalo pode acabar deixando os músculos do topo da cabeça tensionados por muito tempo, o que gera a dor.
Dor essa que pode ser mais forte na base do rabo de cavalo, e ter início logo após você prender o cabelo ou até horas depois de fazê-lo¹. Quanto mais apertado o rabo de cavalo, mas fácil de a dor surgir¹. No entanto, estudos apontam que esse tipo de cefaleia é mais comum em quem já tem predisposição a sofrer com cefaleias primárias¹, um dos tipos de cefaleia.
Se você é uma dessas pessoas que sofre com isso, algumas atitudes práticas podem ajudar a reduzir essa dor de cabeça. Massagear com os dedos o local dolorido costuma aliviar a dor¹; além disso, soltar o rabo de cavalo também deve acabar com o problema¹. Caso a dor persista, é possível que a causa dela seja outra, sendo importante procurar um médico.
 
Referências:
 
1) Péricles Maranhão-Filho, Maurice B. Vincent. Cefaléias inusitadas: de Zeus a Harry Potter. Rev Bras Neurol. 2010 ago-set;46(3):5-13.
 
Filho MP, Vincent MB. Cefaleias inusitadas: de Zeus a Harry Potter. Rev Bras Neurol. 2010 ago-set;46(3):5-13.